SUCESSOS DE AUDIÊNCIA: NOVELAS QUE MARCARAM ÉPOCA

PANTANAL – 1990

Exibida pela primeira vez pela extinta Rede Manchete, “Pantanal” foi uma das novelas que marcaram época. Na novela, Juma, interpretada por Cristiana Oliveira, era uma moça simples, que de acordo com uma lenda local, se transformava em onça-pintada. 32 anos após ir ao ar, a trama ganhou uma nova versão, desta vez produzida pela rede Globo. Além dos recursos, que tornam a produção ainda mais impressionante, Benedito Ruy Barbosa aproveita para abordar temas mais atuais e dar uma roupagem diferente aos clássicos personagens.

O CLONE – 2001

“O Clone” foi uma novela que trouxe a ciência para as rodas de debates e conversas. Baseada no acontecimento histórico da clonagem da ovelha Dolly. Protagonizada por Murilo Benício, que deu vida aos gêmeos Leo e Lucas, a trama do horário nobre tinha como trama principal o grande segredo do Dr. Albieri, e a paixão proibida de Jade, que vivia no Marrocos e não pensou duas vezes antes de largar tudo para viver seu grande amor no Brasil, ao lado de Lucas. A revelação do experimento de Albieri é o ponto mais alto da trama, que já foi reprisada mais de uma vez pela Rede Globo.

SENHORA DO DESTINO – 2005

Essa aqui fez tanto sucesso, que até hoje os memes fazem o maior sucesso na web. “Senhora do Destino” foi ao ar em 2005. A obra de Aguinaldo Silva tinha como protagonistas Suzana Vieira, José Wilker, José Mayer e Renata Sorrah. Vinda do nordeste, Maria do Carmo teve 5 filhos, mas uma dela foi sequestrada ainda bebê.  A mãe, que nunca deixou de procurar sua filha, não poderia imaginar que ela estava tão perto. Outra que rouba a cena é a vilã Nazaré, que marcou a carreira da atriz de uma forma impressionante. O final, como não poderia ser diferente, foi emocionante, com o encontro de mãe e filha.

LAÇOS DE FAMÍLIA – 2000

“Laços de Família” ficou eternizada na memória do público por muitos motivos. Um deles foi a estreia de atores que hoje fazem muito sucesso como Reynaldo Gianecchini, Juliana Paes e Júlia Feldens. Outro foi a impecável atuação de Carolina Dieckmann, que deu vida a personagem Camila, era portadora de Leucemia, e protagonizou uma das cenas mais emocionantes das telenovelas até hoje. A repercussão da novela foi tão grande, que durante sua exibição, o número de doares de medula bateu recorde em todo o país.

MULHERES DE AREIA – 1993

Em 1993, foi ao ar o remake de “Mulheres de Areia”, que originalmente foi lançado em 1973, e quem dava vida às irmãs Ruth e Raquel, era ninguém menos que Eva Wilma, que também integrou o elenco na nova versão. Outro personagem que fez a trama entrar no top novelas mais amadas, foi o escultor de areia Tonho da Lua, interpretado por Marcos Frota, que era apaixonado pela Rutinha, e sofria com as maldades de Raquel. A novela foi responsável por consagrar a atriz Glória Pires.